ÁREA RESTRITA

ARPEN - RJ | O que é a central?
Em uma parceria técnica com a SPAC Sistemas, a ARPENRIO desenvolveu a centralarpenrio.com.br, que é uma plataforma online, desenvolvida com base nas normas do Conselho Nacional de Justiça e da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro e em consonância com os padrões de segurança exigidos para o intercâmbio eletrônico de dados, que engloba uma série de serviços para os Registros Civis.
 
Contamos com os módulos de Comunicações entre as serventias, Unidades Interligadas, Certidões Interligadas e Poder Público. Em breve a Central servirá como uma grande base de dados onde os Registros Civis do Estado do Rio de Janeiro, poderão cadastrar os índices de seus livros, a fim de proporcionar aos interessados exata localização de registros.
Central Arpen

Certidões Interligadas

Atendendo ao Provimento CGJ-RJ nº 37/2013, com esse módulo podemos requerer certidões de qualquer pessoa registrada no estado do Rio, em qualquer cartório deste. Os interessados não precisam mais se deslocar até a cidade onde nasceram para requerer suas certidões, basta procurar o Registro Civil mais próximo da sua casa ou trabalho e fazer a solicitação. 

 

O link abaixo mostra o atlas com os dados de todos os RCPNs do Brasil. Use-o para localizar o cartório mais próximo de você.

RCPNS do Brasil

Unidades Interligadas

Atendendo ao Provimento CNJ nº 13, esse módulo permite que as unidades dos cartórios instaladas nos hospitais efetuem a recepção e conferência dos documentos dos genitores; encaminhem os mesmos ao cartório de residência destes para que lavre o registro de nascimento e expeça o devido traslado (primeira via da certidão), que ficará disponível neste cartório por 90 dias ; que por sua vez encaminha imagem e xml desse traslado à Unidade Interligada para que esta expeça uma certidão, com a mesma validade do traslado expedido pelo cartório que procedeu ao registro entregando a mesma aos pais do então registrado.

 

Unidades Interligadas

Comunicações Eletrônicas

Esse módulo permite que os Registros Civis do Estado façam suas comunicações de óbito, casamento, etc., de forma virtual e segura, atendendo assim ao artigo 106 da Lei de Registros Públicos. Com isso, temos uma economia enorme, uma vez que os Registradores Civis não precisam mais enviar correspondências para se comunicarem. 

Poder Público

Neste módulo os setores e órgãos públicos podem firmar convênio com a ARPEN-RJ para manter contato com todos os Registros Civis do Estado do Rio de Janeiro. Uma forma rápida, segura e eficaz para que registradores civis e poder público possam se comunicar.