ÁREA RESTRITA

Inauguração Unidade Interligada Hospital Leal Junior

Voltar
No dia 4 de Maio foi inaugurada a Unidade Interligada do Hospital Leal Junior em Nancilândia, Itaboraí. A iniciativa foi desenvolvida pelo 1º Distrito de Itaboraí e a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da ARPEN representada pelo seu Vice-Presidente Dr. Alan Nascimento. A Registradora Civil Dra. Maria Goreti Araujo da Cunha palestrou aos presentes e fez a inauguração oficial. 
 
 
O Hospital Municipal Desembargador Leal Junior conta com uma estrutura que realiza em média 300 nascimentos por mês. Hoje a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social acompanha 32 casos de crianças sem documentação em Itaboraí. Com a nova Unidade Interligada, casos como esses serão cada vez mais raros, já que a família sairá do Hospital com a Certidão de Nascimento do bebê em mãos.
 
 
“Atualmente, os pais recebem do hospital uma declaração para realização do registro no cartório. Nesse período em que as mães deixam a unidade, podem ocorrer diversas falhas, como perda do documento da mãe e até mesmo dos pais que, posteriormente, se negam a registrar a criança. Com a unidade interligada dentro do hospital, o número de pessoas sem documentação tende a cair, porque vamos minimizar o processo. Sem o registro, a criança  fica com o acesso aos serviços públicos restritos, como, por exemplo, realizar matrículas nas escolas e retirar outros documentos fundamentais para sua trajetória”, afirmou a advogada da SEMDES e representante Comitê Municipal de Erradicação do Sub-registro, Vilma Bezerra.
 
 

Fotos