ÁREA RESTRITA

IV Encontro de Gestores Municipais para promoção do Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica do Estado do Rio

Voltar

A ARPEN-RJ participou em 21/10/15 do IV Encontro de Gestores Municipais para promoção do Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica do Estado do Rio de Janeiro, ocorrido no Auditório do Ministério Público, na Av. Marechal Câmara. 

Este Encontro ocorre anualmente como parte do calendário do Comitê Gestor Estadual de Erradicação de Sub-registro, do qual a ARPEN-RJ é membro-convidado e participa de forma bastante atuante, coordenando atualmente dois Grupos de Trabalho - "Unidades Interligadas" e "Óbito e Desaparecidos". Representa uma grande oportunidade para divulgar as boas práticas de erradicação do sub-registro dos Comitês Municipais e alinhar as políticas estaduais sobre o tema.

Participaram do evento diversas lideranças e autoridades, dentre elas a Sra. Leilá Leonardos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Dra. Raquel Chrispino, Juíza de Direito atualmente Coordenadora da CEVIJ, o Dr. Luiz Cláudio Carvalho de Almeida - Promotor que Coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e as pessoas com Deficiência, o Sr. Miguel Mesquita - Presidente do Comitê Gestor Estadual de Sub-registro, a Dra. Luciana Direito - Promotora de Justiça e Dra. Tula Brasileiro, membros da COESUB-MP,   as Presidentes dos Comitês de Sub-registro dos Municípios de Maricá e de Belford Roxo, dentre outros.

A Presidente da ARPEN-RJ Priscilla Milhomem coordenou a Mesa de Debate sobre o tema "Nome Social e Identidade de Gênero", em que palestrou a Dra. Lívia Cásseres, Defensora Pública Coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual - NUDIVERSIS, que despertou grande interesse entre os presentes.

Fotos